Em 2009, a ONG Orientavida iniciou suas ações da Campanha Pense Rosa, um projeto que visa conscientizar o maior número possível de mulheres sobre a importância da mamografia para a detecção precoce do câncer de mama.

O gatilho para iniciar o projeto foram os alarmantes números sobre a doença. O câncer de mama está em 2º tipo de câncer que mais mata no Brasil e o tumor pode ser duplicado, em média, a cada três ou quatro meses. Porém, se diagnosticado e tratado a tempo, a chance de cura pode chegar a até 95%. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas porque a doença é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial a sobrevida média após cinco anos é de 61%, por isso é tão importante ter a detecção precoce por meio da realização dos exames de mamografias.

Quando iniciamos o projeto, em 2009, tivemos adesão de 20 cidades, para as quais levamos orientações sobre como fazer caminhadas, palestras e folders explicativos afim de estimular o interesse sobre o assunto e conscientização da importância da prevenção. Foram distribuídos centenas de panfletos nos guichês de acesso à Basílica Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP).

Em 2010, iniciamos uma parceria com Grupo CCR, que nos abriu espaço para divulgar o Pense Rosa em outdoors na Rodovia Presidente Dutra, principal linha de acesso São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, pudemos distribuir materiais informativos nos pedágios da rodovia. Ainda em 2010, iniciamos parcerias com algumas lojas para vender produtos confeccionados pela ONG Orientavida. Porém, uma ação marcante da Campanha foi a adesão da joalheria HStern, que adesivou as fachadas de todas as suas lojas de Pense Rosa, ajudando na divulgação da causa. Foi um momento muito importante para nós, pois ampliou o alcance para outro perfil de público.

Nos anos seguintes, o Hospital do Câncer de Barretos (SP) nos disponibilizou uma carreta de mamografia, que rodou por diversas cidades realizando mamografias, gratuitamente, em muitas mulheres que estavam nas filas de espera do sistema de saúde público local.

Uma outra grande conquista do Pense Rosa são os monumentos brasileiros que se acendem com luz rosa por todo o País durante o mês de outubro: Cristo Redentor, pontes e museus.  Além disso, a  ARTESP nos ajuda com a distribuição de materiais nos guichês de mais de 21 rodovias e postos de atendimento, bem como informativo nos painéis eletrônicos. Mas ainda temos muito caminho para percorrer.

Em 2013, um novo marco: parceria com grandes empresas para licenciamento de produtos com a logomarca Pense Rosa. Agradecemos imensamente aos parceiros Bauducco, Bombril, Linea, Valisere, Vult e Grendene, entre outras. E o que nos enche de orgulho é que o licenciamento tem aumentado ano a ano.

O ano de 2015 também foi muito especial para nós, pois iniciamos a parceria com a ONG Américas Amigas, que junto a laboratórios e hospitais conceituados, eles nos ajudam na aquisição das mamografias para milhares de mulheres todos os anos. A cada ano conquistamos mais espaço e alcançamos ainda mais mulheres.

A colaboração de empresas privadas e grandes redes de Shoppings é muito valiosa para nós. Toda comunicação feita por eles, alcança um número ainda maior de pessoas, que só vem a somar aos nossos resultados.

Por fim, mas não menos importante, a ONG Orientavida produz e vende as já famosas Pulseiras do Bem Pense Rosa, que a cada 12 unidades vendidas, conseguimos reverter em um exame de mamografia. Para adquirir, basta acessar o site da ONG Orientavida.

O Projeto Pense Rosa nos move diariamente com o único objetivo de salvar vidas. Cada contribuição ajuda MUITO e somos imensamente gratos por todos aqueles que estiveram nessa trajetória, acreditando no nosso potencial de levar informação e promover mais saúde para as mulheres.

Confira os nossos números até 2020

  • Realização de mais de 8.000 exames de mamografia;
  • Distribuição de 810.000 folder por ano;
  • 3.600.000 pessoas impactadas por ano nas rodovias;
  • Em 2019, atingimos 19,5 milhões de pessoas com mídia espontânea;
  • Mais de 40.000.000 produtos licenciados distribuídos.

E não vamos parar. Temos muito caminho ainda pela frente e continuamos contando com o apoio de todos vocês.

CONQUISTAS

Exposição em outdoors e painéis eletrônicos pelas rodovias CCR’s do país. Apenas na CCR Nova Dutra a circulação de veículos chega a atingir 3 milhões/mês
Distribuição (cerca de 300.000/ano) de folders explicativos nos pedágios das rodovias
Distribuição anual (cerca de 150.000/ano) de folders explicativos nos guichês da Basílica Nacional
Mais de 2.500.000 mulheres impactadas e 5200 exames de mamografia realizados pela campanha PENSE ROSA desenvolvida pela ORIENTAVIDA
Eventos e palestras sobre a campanha PENSE ROSA em empresas de todo o país
Caminhadas e eventos em cidades dos seguintes estados: São Paulo, Maranhão, Tocantins, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais