Na Orientavida, acreditamos que transformar vidas também passa por cuidar do nosso planeta. E é com essa consciência que, em 2025, nasce mais um capítulo da nossa jornada de impacto socioambiental: o Projeto Abelhas Sem Ferrão.
Reforçando sua posição de referência em iniciativas voltadas à preservação da biodiversidade e à educação ambiental no Vale do Paraíba, muito além da preservação, este projeto une educação, sustentabilidade e conexão com a natureza, fortalecendo nossa missão de gerar impacto positivo nas pessoas, nas comunidades e no meio ambiente.
Entre os meses de março e abril, realizamos nosso primeiro curso de manejo de abelhas nativas sem ferrão, guiado pelo especialista Felipe Meireles (@sommelierdemel_felipemeireles) em parceria com a Bee2Be (www.bee2be.eco.br) e o apoio da EDP. Foram 10 pessoas formadas, entre membros da comunidade e da nossa própria equipe, prontas para se tornarem guardiãs desse patrimônio natural. Além disso, o Projeto BeeVolt, capacitou sete pessoas — incluindo quatro mulheres — na criação de abelhas sem ferrão, promovendo geração de renda, conservação ambiental e transformação social.
Como parte dessa iniciativa, a EDP doou seis colônias da espécie mandaçaia (Melipona quadrifasciata), que hoje habitam o nosso meliponário, na sede da Orientavida. Essas pequenas, mas poderosas abelhas sem ferrão são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas, atuando como polinizadoras nativas que ajudam a regenerar a vida ao nosso redor.
E o cuidado não para por aqui. A partir do segundo semestre de 2025, também assumimos a responsabilidade pela manutenção do meliponário da usina solar da EDP em Roseira (SP), ampliando nossa atuação em defesa da biodiversidade e da energia limpa.
Com este projeto, plantamos novas sementes de transformação que florescem em múltiplas direções:
Educação ambiental, integrando conhecimento às nossas ações com mulheres, jovens e toda a comunidade.
Preservação de espécies nativas, contribuindo para a saúde dos ecossistemas e a regeneração de áreas verdes.
Fomento à sustentabilidade, abrindo, no futuro, caminhos para geração de renda consciente com produtos da meliponicultura.
Conexão com a natureza, criando espaços de aprendizado, encantamento e cuidado com a vida.
Este é mais um passo no nosso compromisso com uma cadeia produtiva limpa, circular e regenerativa, onde o cuidado com o meio ambiente anda lado a lado com o fortalecimento das pessoas. Porque, na Orientavida, acreditamos que transformar vidas também é transformar o mundo.